top of page

Dicas para o Primo Edson, que vai para a terrinha...

  • Foto do escritor: Isabela Salgado
    Isabela Salgado
  • 24 de jan. de 2017
  • 5 min de leitura

Pois é! A gente decide estudar fora, alçar novos voos e não tem ideia de que inspira muita gente. Duas amigas de amigas decidiram voltar a estudar depois que se surpreenderam com a minha volta aos estudos aos 50: estou cursando Doutorado em História da Educação, na Universidade de Lisboa. Como tudo isso aconteceu é conversa para outro post, mas como passei 10 meses em Portugal (agora estou no Brasil em 2017 e só volto para "terrinha" em 2018), é inevitável que as pessoas queiram saber da minha experiência e mais, queiram viajar para lá. Então eu preparei um post com dicas de alguns lugares (veja bem: tem muito mais), que com certeza são fundamentais conhecer em Lisboa. Sim, estive em outras cidades, mas Lisboa...é essencial. Espero que o meu primo aprecie e faça uma excelente viagem ao lado da sua Nilde.

Oi Primos!!! Lá vão as dicas sobre Lisboa!

Nossa, não é nada fácil escolher o que ver em Lisboa! Uma cidade maravilhosa, pela qual eu tenho um carinho enorme! Paixão à 1°, 2° e 3° vista! Mas vamos lá! Vamos encurtar essa conversa e vamos ao que interessa. Lisboa tem muitos lugares imperdíveis, mas é claro que não dá para conhecer tudo. Então eu vou citar aqui os locais que merecem atenção especial, e que com certeza vocês vão amar conhecer.

  1. Time Out – Mercado da Ribeira. O Mercado da Ribeira é um antigo mercado no Cais do Sodré. Ainda funciona como “mercadão”, mas a grande novidade é a praça de alimentação, onde vários chefs preparam pratos deliciosos a preços acessíveis. Um paraíso para os turistas. Não podem deixar de ir. Como é muito frequentado também por lisboetas, melhor ir durante a semana, aí evitam as filas do fim de semana. Lá vão encontrar um ótimo bacalhau, aproveitar para saborear o vinho verde e também tem um quiosque com pizzas maravilhosas (3,50 euros/fatia). Do lado de fora do mercado tem um bar (boteco mesmo), onde vocês podem experimentar a Ginjinha de Óbidos, ou simplesmente ginja, que é um licor obtido a partir da maceração da fruta da ginja, similar à cereja, muito popular em Portugal, especialmente em Lisboa. Em alguns locais o licor é servido na xícara de chocolate: toma-se o licor e come-se a xícara. Uma delícia!

  2. Praça do Comércio. Parada obrigatória. Esta praça é a mais famosa de Lisboa. A esplanada é enorme e de lá podemos avistar o Rio Tejo. Eu morei em Lisboa 10 meses, e não me cansava de ir até a Praça e apreciar o rio. Nesta praça fica o principal Posto de Informação ao Turista. Ali vocês podem tirar qualquer dúvida sobre os passeios que a cidade oferece. Eles distribuem mapas da cidade e outros inúmeros folhetos. Perguntem (e comprem!) entradas para uma Noite de Fado (Jantar + música). O restaurante fica no Bairro Alto. Preço = 35 euros/pessoa. Para ir até lá vocês podem utilizar o Uber (mesmo que utilizam em São Paulo) ou pegar um táxi indicado pelo Hotel.

  3. Baixa do Chiado. É um bairro tradicional, muito especial. Não deixem de ir. Aproveitem para passear e ver as lojas e para tomar um Café na “A Brasileira”. É mais caro, mas vale a pena. Em frente ao Café tem uma esplanada e os músicos de rua dão show para os turistas. E ali vocês podem tirar a famosa foto ao lado do Fernando Pessoa. Estando lá, perguntem aos garçons e busquem visitar ali perto, dois locais: O Convento do Carmo e o Elevador de Santa Justa (uma das vistas mais bonitas de Lisboa). Da Baixo do Chiado também é possível pegar o Bonde 28 e ir ao Castelo de São Jorge. Outro local imperdível! Se optarem por tomar o bonde tenham cuidado com os carteiristas = eles aproveitam que os turistas estão distraídos e roubam as carteiras no “amasso” do bonde!

  4. Museu Nacional dos Azulejos. Quando estiverem na Praça do Comércio, o mais fácil é pegar um táxi para ir até lá, pois senão terão que pegar ônibus e metrô, o que vai ser mais complicado. É muito bonito! A azulejaria é um fascínio em Portugal. E lá também tem uma Igreja muito antiga, maravilhosa. Horário: Terça-feira a Domingo das 10h às 18h. Última entrada às 17h30. Restaurante e cafetaria: Encerram às segundas-feiras. Terça-feira a Domingo das 10 h - 18 h. Site: http://www.museudoazulejo.pt/

  5. Fundação Calouste Gulbenkian. Essa também está no meu Blog. É uma fundação cultural importante. O colecionador reuniu várias peças lá, vale a pena visitar. Tem livraria, restaurante e os jardins são lindos. Ali perto tem a loja de departamentos mais incrível de Lisboa: El Corte Inglês. Muito chique e cara, mas sempre tem promoções. Também próximo da loja tem o Parque Eduardo VII e a Praça Marquês de Pombal. Lugares muito bonitos que vocês podem aproveitar para fazer uma caminhada! Site: https://gulbenkian.pt/. Fundação: Aberta das 10h às 18h (última entrada às 17h30). Encerra às terças-feiras e nos dias 24, 25 de dezembro, 1 de janeiro, domingo de Páscoa e 1 de maio.

  6. Mosteiro dos Jerônimos. Super antigo, fica no bairro do Belém. É enorme e uma relíquia portuguesa. Com certeza um dos maiores mosteiros do mundo. O bonde que vai até lá (pode pegar ônibus também) sai em frente ao Mercado da Ribeira. Perto do Mosteiro não deixem de saborear o famoso Pastel de Belém e nos restaurantes próximos aproveitem para comer Bacalhau! Com 30 euros vocês dois almoçam bem. Horário: Outubro a Abril. Das 10h00h às 17h30 (última entrada às 17h00). Site: http://www.mosteirojeronimos.pt/pt/index.php

  7. Centro Cultural de Belém: Ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, este é um Centro Cultural de Arte Moderna muito legal. E é gratuito! Também tem lojinha para comprar lembranças e restaurante. Pra quem gosta de arte moderna é um prato cheio. Horário: Segunda a sexta das 8:00 às 20:00hs. Sábados, domingos e feriados das 10:00 às 18:00hs.

  8. Castelo de São Jorge: Eu já falei dele, mas vou reforçar. É lindo e vale a pena visitar. Também em volta do castelo, no Bairro da Alfama, vocês podem passear e se divertir muito: Alfama é o bairro mais antigo da cidade e um tem um miradouro lindo. Lisboa tem vários miradouros (vou deixar o site aqui pra você, ok?). Horário de funcionamento do Castelo: Abre: das 9h às 18h (entre março e outubro, até as 21h). Preço: 10 euros/pessoa. http://www.viajenaviagem.com/2011/08/5-mirantes-perdao-miradouros-em-lisboa

Eu tenho muito mais para dizer sobre Lisboa, mas com certeza estes passeios são imperdíveis! Um grande beijo, uma excelente viagem e qualquer problema ou dúvida, estou à disposição dos meus primos queridos! Estando lá é só chamar no whatsapp. Obrigada pela confiança, grande beijo, Isabela.


 
 
 

Kommentarer


A MEMORE AGUARDA O SEU CONTATO


19 998042622

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

© 2016 por MEMORE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page