
História da Coty
- Isabela Salgado
- 15 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Coty
By Mapfumo Sondai Bakari
No Brasil, encontram-se facilmente os produtos da Coty, por exemplo em marcas como Risqué, Monange, Bozzano, Paixão, Cenoura & Bronze e outras. Além dessas marcas mais cotidianas, também se comercializam fragrâncias de marcas internacionalmente conhecidas, como Calvin Klein, Lacoste, Hugo Boss, Chloé, Burberry, Gucci, Tiffany, entre outras.
A Coty tem se mostrado em constante crescimento e evolução, resultado do trabalho de excelência que coloca a empresa entre as lideranças mundiais da indústria da beleza e do luxo.
Cronologia da empresa
1904: Foi fundada por François Coty, tendo sua fragrância primeira na marca La Rose Jacqueminot, engarrafada em um recipiente projetado por Baccarat (Companhia de cristais fundada em 1764).
1905: Coty lançou L’Origan
1910: A empresa começa a explorar outros mercados e inaugura lojas em Moscou, além de uma subsidiária em Londres. Mais tarde a expansão da empresa chegaria a outras metrópoles, que futuramente serão as filiais Coty, S.A, chegam a Buenos Aires, Rio de Janeiro, Joanesburgo e Madrid.
1912: Dando seguimento a internacionalização da Empresa, neste ano a Coty estabeleceu sede em Nova Iorque. A empresa seguiu comercializando produtos de beleza para o corpo e rosto, façanha que vinha sendo feita desde 1910; em 1917, a empresa lança mais uma fragrância de sucesso, com Chipre. Após a I Guerra Mundial, a Coty se expandiu por vários países europeus.
1922: A Coty, Inc. foi formada em Nova Iorque, tendo vastas instalações em Manhattan; três anos depois, tornou-se uma empresa de capital aberto.
1939: As cinco companhias estrangeiras são organizadas em Coty International Corp.
1955: A Coty se tornou liderança na comercialização de com o lançamento de Coty 24. Nos anos seguintes, a empresa se tornaria a maior companhia de fragrâncias dos Estados Unidos da América.
1963: A Coty e a Coty International são vendidas para a Chas.
1967: A Coty, através da Coty Originals lança uma nova linha de produtos e design visando o público além dos produtos de luxo, lançam então uma linha de produtos com preços populares.
1992: A companhia foi vendida para JAB Holding Company. O empreendimento foi fundamental para JAB, pois a esta companhia já possuía uma subsidiária de beleza, além de ter uma rede internacional de distribuição de produtos. O CEO da JAB passou a ser presidente da Coty no ano seguinte.
1996: A Coty adquire para si as marcas europeias de cosméticos da Unilever.
2000: Coty lançou uma nova linha de perfumes para o mercado de massas com o produto, Esprit. Presente em 44 países e encaminhado juntamente de uma marca de vestuários da mesma marca.
2001: O chefe executivo da Louis Vuitton se torna supervisor do setor de Perfumes e Cosméticos da Coty. No ano seguinte assinou com Jennifer Lopez e lançou o seu primeiro perfume.
2005: Nesse ano a companhia Coty anunciou que compraria a Unilever Global e com isso adquiriu marcas como Calvin Klein,Chloé, Cerruti etc.
2006: Criou-se o prêmio Coty Prestige para gerência de gratificações.
2019: A Coty anunciou o investimento milionário na companhia de cosméticos da modelo Kylie Jenner.
2020: A companhia comprou 20% da KKW, companhia controlada por uma das irmãs Kardashian, Jenner.
2021: A companhia anunciou que vendeu 9% das suas ações para a KKR Group.
Referências consultadas para redação
Comments